Saúde física e mental

Cuide da sua saúde física e mental

O dia 5 de agosto é lembrado como o Dia Nacional da Saúde, no Brasil. A data é celebrada em homenagem a Oswaldo Cruz, um dos principais responsáveis pelas erradicações de perigosas epidemias que acometiam o país no final do século XIX e começo do XX. O objetivo é conscientizar a população sobre a importância de cuidar da saúde física e mental, além de reforçar protocolos de saúde. Na pandemia, mais do que nunca observamos que protocolos de saúde são fundamentais para atendimentos livres de contaminação.

Proteção dos nossos pacientes

Para proteger os pacientes e profissionais de saúde da infecção pelo COVID-19, os Amigos da Saúde adotaram um Guia de procedimentos, o POP (Procedimento Operacional Padronizado), no ar desde o início do projeto, O POP Amigos da Saúde  visa padronizar as ações de proteção, segurança e responsabilidade com a saúde dos pacientes e profissionais da área.

A parceria entre o Hospital Urológico de Brasília, a Perfecta Diagnóstico por Imagem, a Otorrino DF e o Visão Hospital de Olhos leva qualidade aliada a protocolos de segurança a todos os brasilienses. Segundo Geovani de Assis Pinheiro, médico urologista e diretor técnico do Hospital Urológico de Brasília, ninguém precisa interromper qualquer tratamento por conta da Covid 19. “Nessas clínicas temos o compromisso com nossos pacientes”.

Todos os profissionais estão paramentados com EPI’s (equipamentos de proteção individual). Ou seja, são lugares confiáveis que seguem com rigor os protocolos de segurança, evitando filas ou qualquer tipo de aglomeração. “As consultas estão sendo agendadas de 30 em 30 minutos e o início, de cada uma, está sendo alternado entre os médicos, para que os pacientes não cheguem juntos. Também sinalizamos as cadeiras para que seja respeitado o distanciamento”, explica o Dr. José Stenio Ponte Dias Filho, otorrinolaringologista responsável técnico da Otorrino DF. 

Telemedicina

Além disso, os Amigos da Saúde adotaram outras formas de atendimento, segundo o oftalmologista Tarciso Schirmbeck, as consultas online são tão efetivas quanto as presenciais. “É uma forma eficaz de cuidar de quem está impossibilitado de sair de casa, o paciente pode ficar tranquilo”, garante. No entanto, a pessoa que necessitar de atendimento presencial também pode ficar despreocupada.

O uso de máscara é indispensável

Para ir aos exames e consultas é indispensável o uso de máscara, evitar tocar o rosto, manter-se a uma distância de dois metros do outro e respeitar as marcações no chão dos hospitais. Além disso, todas as clínicas estão equipadas com álcool 70% e em gel, e acompanhantes, se possível, devem ser evitados. Na Perfecta Diagnóstico por Imagem, além de todas as medidas de proteção adotadas, a clínica ainda conta com ambiente sanitizado, periodicamente, e entrega de exames online para médico solicitante e pacientes, evitando deslocamentos e reforçando a viabilização da telemedicina.

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>