Exames de imagem: por que são importantes?

Para um diagnóstico preciso muitas vezes o médico solicita diversos exames de imagem, mas você sabe a importância deles para o resultado?

Antes da evolução da medicina, os tratamentos médicos eram prescritos somente com base nos sintomas relatados pelos pacientes, o que tornava muito subjetivo o diagnóstico.

Com o avanço tecnológico do mundo moderno, por volta de 1950, o serviço de diagnóstico por imagem começou a avançar de forma mais significativa, junto ao crescimento de pesquisas na área óptica e tecnologia da informação.

Hoje exames de diagnóstico por imagem são ferramentas criadas para dar aos médicos e a todos os profissionais de saúde, informação e conhecimento.

Por meio desses exames é possível analisar diretamente as estruturas afetadas, enxergar como a doença as afeta, planejar o melhor tratamento, acompanhar sua evolução e planejar intervenções cirúrgicas de forma precisa através dos exames de diagnóstico de imagem.

A diversidade de exames de imagem permite que os médicos especialistas da área visualizem, por exemplo, vasos sanguíneos que antes sem esta tecnologia não era possível visualizar.

Hoje, inclusive, já é possível receber laudos técnicos dos exames de imagem por e-mail, facilitando o acesso a informação e evitando a locomoção de pacientes às clínicas e hospitais.

 

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>